Um mundo melhor já é realidade na Tramppo

Seja parceiro da Tramppo, uma empresa especializada no tratamento e destinação de lâmpadas

Sobre a Tramppo

a

A Tramppo nasceu em 2003, no CIETEC – Centro de Inovação e Tecnologia – localizado no IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares -, dentro do Campus da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de desenvolver tecnologia para descontaminação de lâmpadas fluorescentes.

A pesquisa contou com o apoio financeiro da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – através do programa PIPE – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, do CNPq – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – através do fornecimento de bolsas de estudo para pesquisadores e do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – através de programas para aperfeiçoamento tecnológico.

Em 2005, a empresa foi vencedora do prêmio no II Fórum de Investidores em Negócios Sustentáveis do Programa New Ventures Brasil, em reconhecimento pelo destacado modelo de negócio apresentado e pela contribuição ao desenvolvimento sustentável no Brasil. O Prêmio é uma iniciativa do World Resources Institute – WRI – representado no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

No segundo Semestre de 2.007, a Tramppo obteve junto à CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo -, a Licença de Operação e em janeiro de 2.008, iniciou suas operações comerciais. À partir de 2008 até 2010 a empresa consolida seus processos de produção, em escala industrial, fecha diversos contratos de prestação de serviços com grandes empresas da área pública e privada e inicia planejamento para se mudar do CIETEC.

Em 2010, a empresa transfere suas operações para Cotia, em uma área de 750 m2, quatro vezes maior do que a área ocupada no CIETEC, constrói novo equipamento para atender a demanda crescente e investe em sua frota de caminhões para suportar o aumento da logística.

Em 2012, a Tramppo participou do Programa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, evento coordenado pelo Centro de Estudo e Sustentabilidade – GVces da Faculdade Getúlio Vargas e foi selecionada entre os seis melhores projetos na área de sustentabilidade do Brasil.

Em 2013 e 2014 recebe novo apoio da FAPESP, FINEP e SEBRAE através de programas para implementação de melhorias para o aumento da produtividade dos equipamentos, melhorias de gestão e a garantia da segurança e qualidade do processo.

Neste período, a empresa, adquiriu o aparelho de medição NIC, importado do Japão, para garantir a qualidade do ar no ambiente interno de trabalho e no ambiente externo e, ainda estimulada por seus clientes, em 2014 a Tramppo inicia processo de certificação da ISO 14.001.

De 2010 à 2014, as vendas da empresa mais que triplicam e novamente as instalações se tornam pequenas e a capacidade de produção fica esgotada.

Em 2015, a Tramppo iniciou a mudança de sua planta de Cotia para Osasco em uma área de 1.600 m2, o dobro da área de Cotia, e adquiriu equipamentos da Mercury Recovery Technology – MRT, empresa Sueca com tecnologia de ponta para equipamentos em tratamento de lâmpadas fluorescentes. A usina adquirida pela Tramppo foi a primeira a ser instalada na América Latina, colocou a Tramppo no mesmo patamar tecnológico das empresas europeias além de aumentar a capacidade de produção.

Em 2016, Tramppo é homologada pela Reciclus, entidade gestora criada pelos fabricantes e importadores de lâmpadas e responsável pela implementação do Programa de Logística Reversa de Lâmpadas.

Em 2017, com objetivo de aumentar sua capacidade produtiva para atender o Programa de Logística Reversa de Lâmpadas a Tramppo decide instalar um novo equipamento de fragmentação, focado no processamento somente de lâmpadas tubulares. Assim aumenta novamente sua capacidade e se prepara para atender o Programa de Logística Reversa.

MISSÃO

Prestar serviços de tratamento e destinação de lâmpadas oferecendo a melhor gestão e tecnologia, baseado nos princípios da sustentabilidade.

VISÃO

Ser a melhor empresa em gestão, tratamento e destinação de lâmpadas contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

VALORES

  • – Ser uma empresa sustentável
  • – Atuar de forma ética e transparente
  • – Gerar valor para os acionistas e funcionários

  • Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2003

    Tramppo é incubada no CIETEC

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2004

    Recebe apoio da FINEP, FAPESP e CNPQ

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2005

    Dá-se início à construção das máquinas de fragmentação e sublimação

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2007

    Recebimento da Licença de Operação emitida pela Cetesb

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2008

    Início das operações comerciais

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2009

    Recebimento do Prêmio New Ventures Brasil

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2010

    Mudança da sede para nova planta em Cotia

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2011

    Aumento Significativo das vendas

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2013

    Empresa recebe novos investimentos da FAPESP e FINEP

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2014

    Homologação ISO 14001

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2015

    Muda-se para novas instalações em Osasco

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2016

    Adquire equipamentos da Mercury Recovery Technology – MRT, primeira usina na América Latina

  • Tramppo Desenvolvimento Sustentável de Lâmpadas2017

    Aumentamos a capacidade produtiva com instalações e com novos equipamentos de fragmentação, homologada pela Reciclus para participar do programa de Logística Reversa de Lâmpadas