1 - Quando a Tramppo iniciou suas atividades?

A Tramppo iniciou suas pesquisas para desenvolver tecnologia para tratamento e descarte de lâmpadas em 2003 e começou a operar comercialmente no início de 2008.

2 - Qual a relação da Tramppo com a USP?

A Tramppo esteve incubada no CIETEC – Centro de Inovação e Tecnologia que está localizado no IPEN – Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares que fica dentro da USP para pesquisar e desenvolver tecnologia para tratamento e destinação de lâmpadas.

3 - A Tramppo recebeu algum tipo de apoio ou financiamento para desenvolver sua pesquisa?

Sim, a pesquisa contou com o apoio financeiro da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – através do programa PIPE – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, do CNPq – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – através do fornecimento de bolsas de estudo para pesquisadores e do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – através de programas para aperfeiçoamento tecnológico.

4 - Como faço para chegar até a Tramppo?

As instalações da Tramppo estão dentro do Condomínio Empresarial Business Park Osasco. O local possui duas entradas de acesso, uma para visitantes e funcionários e outra para entrega e retirada de mercadorias. O acesso para visitantes está na Av. dos Autonomistas, 4.900, cidade de Osasco – CEP: 06194-060 e para entrega de mercadorias, a Avenida Nações Unidas, 3.000 em Osasco. ATENÇÃO: para programar a visualização do trajeto pelo Waze, faça a pesquisa inserindo o seguinte endereço: Avenida das Nações Unidas Business Park Osasc, pois caso colocar o número 3.000 você será direcionado para outro local.

5 - Qual o horário para entrega e retirada de material?

De segunda a quinta-feira, das 7:30 às 16:30 horas, e sexta-feira das 7:30 às 15:30 horas. Para entrada no condomínio é obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto.

6 - A Tramppo tem programa para controlar a saúde dos trabalhadores?

Sim, tem o PCMSO – Programa de Cuidados Médicos em Saúde Ocupacional, administrado por um médico do trabalho. A empresa segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, Norma Regulamentadora NR-7, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho. Seu objetivo é assegurar a saúde dos trabalhadores e para isso são realizados exames médicos periódicos.

7 – A Tramppo tem programa para controlar os riscos ambientais?

Sim, tem o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, estabelecido pelo Ministério do Trabalho através da Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho. Este programa tem por objetivo definir uma metodologia de ação, que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores em face aos riscos existentes no ambiente de trabalho.

8 - A Tramppo faz medições ambientais para controle de emissões?

Sim, a Tramppo faz medições a cada 06 (seis) através da contração de empresa especializada seguindo as orientações do órgão ambiental. Também são feitas medições a cada 02 (dois) meses, empresa especializada que monitora o PPRA. E além destas, a Tramppo possui um Programa de Auto Monitoramento Ambiental, com medições realizadas por aparelho NIC, importado do Japão.

9 - A Tramppo fornece EPI’s para seus funcionários?

Sim, a Tramppo fornece todos os EPI’s – Equipamento de Proteção Individual para que seus funcionários possam trabalhar de forma segura e em atendimento às normas legais. Fornece uniformes, máscaras, luvas, óculos, protetores auriculares e botas.

10 - A Tramppo faz a retirada e transporte das lâmpadas?

Sim, a Tramppo faz a retirada e o transporte, em caminhão próprio, porém o cliente tem a opção de fazer a entrega diretamente.

11 - Os motoristas da Tramppo possuem curso de MOPP?

Sim, realizado por empresa especializada e credenciada.

12 - O que significa MOPP?

É a sigla de Movimentação de Produtos Perigosos, que é um treinamento obrigatório destinado pessoas envolvidas com transporte de produtos perigosos.

13 - Como as lâmpadas devem ser embaladas?

A Tramppo recomenda que as lâmpadas sejam embaladas na própria caixa de embalagem do fabricante. Caso a mesma tenha sido descartada, a Tramppo comercializa sua linha de caixas Easybox.

14 – Qual é órgão de controle que monitora as atividades da Tramppo?

A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental – CETESB é o órgão responsável pelas ações de controle ambiental no Estado de São Paulo que contempla os controles do ar, água e solo.

15 - A Tramppo possui a Licença de Operação?

Sim, possui a Licença de Operação emitida pela CETESB.

16 - A Tramppo possui documentação do IBAMA?

Sim, a Tramppo possui o Cadastro de Atividades Potencialmente Poluidoras, junto ao IBAMA.

17 - O que é o CADRI?

Certificado de Aprovação para Destinação de Resíduos Industriais – é um documento que comprova a destinação de resíduos do resíduo. É como se fosse a Certidão de Óbito do resíduo.

18 - A Tramppo fornece o CADRI?

Não. Quem fornece é a CETESB. O CADRI deve ser solicitado pelo cliente que vai fazer a destinação do resíduo. A Tramppo fornece a Carta de Anuência para retirada do CADRI junto à CETESB.

19 - Como eu faço para solicitar o CADRI?

O interessado deve entrar em contato com a CETESB, onde receberá a orientação para a formalização do pedido de CADRI. Caso o cliente necessite, a Tramppo pode orientar acerca dos documentos necessários.